Posted on

A Casa Original, CASACOR São Paulo 2021

exposição | CASACOR São Paulo 2021

 

A mostra mais famosa de arquitetura e decoração das Américas apresenta 56 ambientes com provocações sobre o viver natural, ancestral e o morar na era digital.

 

Sob o tema “A Casa Original”, a CASACOR São Paulo está em um novo endereço, o Espaço Mirante, anexo ao Allianz Parque, na Zona Oeste da cidade. A mostra ocupa todo o rooftop do edifício com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá. O tema, definido antes da pandemia, parece profético já que a proposta traz uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro.

 

A mostra pode ser vista e vivida em mais de 9.000m² de área construída, com 56 ambientes, entre casas, estúdios e lofts. Os espaços, que são assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e por jovens talentos, podem ser visitados até o dia 15 de novembro. 

 

A equipe da Revista Decorar separou alguns ambientes que refletem bem a temática da CASACOR São Paulo 2021, confira!

 

Très Arquitetura | @tresarq

Pela quinta vez na mostra, as arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, da Très Arquitetura, assinam este projeto em parceria com a Portinari.  Com 200 m², o espaço traz ambientes neutros e fluidos, tendo como conceito principal o aconchego. Com a premissa de ressignificar o morar, a generosa casa une conforto e versatilidade e se divide entre living, cozinha, sala de jantar, suíte máster com home office e área de banho. Com uma paleta clara e suave, uso de tecidos neutros e mobiliário de traços leves, a casa traz referências de uma atmosfera minimalista e deixa em evidência peças importantes do projeto, em uma integração suave.

 

O projeto, de 200 m², traz ambientes neutros e fluidos, tendo como conceito principal o aconchego. (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio)

 

BC Arquitetos | @bcarquitetos

Comandado por Bruno Carvalho e Camila Avelar, o escritório BC Arquitetos traz a Casa Alva, uma espécie de caixa monocromática repleta de recortes, curvas e texturas, que primam pela conexão com a natureza através da presença de elementos como água, vento, fogo e luz. No living, que é integrado à sala de jantar, é possível perceber uma poética contemporânea e minimalista que norteia o novo morar. Um dos destaques do projeto é a presença massiva do mobiliário brasileiro de época, criado por artistas renomados como Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Percival Lafer e Zanini di Zanine.

 

Equilíbrio e leveza fazem parte do conceito da Casa Alva. (Foto: MCA Estúdio)

 

NJ + Arquitetos | @nildojose_arquitetura

A Casa Olaria NJ+ homenageia a cerâmica brasileira e destaca a herança das antigas olarias do país e a importância do trabalho artesanal na arquitetura. O espaço investe em formas orgânicas e geométricas, caracterizado por uma estética confortável e minimalista. Ao lado da madeira, as formas arredondadas dos estofados, estante, espelhos, e a paleta de cores neutras, escolhidas para o ambiente, compõem o aspecto contemporâneo do espaço. Os materiais naturais são bastante explorados, além dos mobiliários de designers brasileiros que são destaques do projeto.

 

Mesas de centro, mesas laterais, bancadas e algumas peças do espaço são assinadas pelo próprio escritório, como a poltrona Cabaça. (Fotos: MCA Estúdio)

 

Melina Romano | @mr.melinaromano

A Casa Alma Duratex traz como conceito instigar as diferentes percepções e sentimentos dos visitantes em cada ambiente, desde os pequenos detalhes até a atmosfera e a experiência que cada espaço oferece. Com 160m², a casa possui três ambientes, que foram projetados com diferentes conceitos para promover a profusão sensorial. O projeto foi inspirado em um dos pilares do Urban Zen, de Nova Iorque, onde a cultura e a tradição fazem parte da composição dos trabalhos. Neste conceito, o design se faz presente com uma curadoria de mobiliários e objetos que foram garimpados e escolhidos a dedo, criando uma mistura harmônica de diferentes estilos.

 

Na cozinha e sala de jantar integradas, o contraste de materiais naturais como pedra e madeira, promove uma atmosfera leve, de descompressão e interação. (Foto: Divulgação)

 

Tufi Mousse | @tufimoussearquitetura

O ambiente de 360 metros quadrados tem como destino ser um ponto de encontro e de jantares regados a boa gastronomia, elaborada pelo tradicional Badebec. Sem janelas, nem vidros. A madeira está por toda a parte e direciona, por meio da instalação do projeto, o aproveitamento possível do ar. Ainda aquece a composição, ambientada com os móveis soltos de shape arredondado da Breton. O toldo contínuo e em listras, na cor terracota laranja metálico, pontua a sensação de “terraço” proposta pelo escritório. Os estofados, em tecido claro e de bom toque, acompanhados de poltronas confortáveis, valorizam os sentidos na experiência gastronômica. O bar circular é destaque e onde são servidos os drinks e cafés.

 

O Restaurante Terraço tem layout que segue a máxima exigida em tempos contemporâneos de distanciamento social e espaços arejados para ocupação. (Foto: Divulgação)

 

Catê Poli + João Jadão | @cate_poli_paisagismo | @joaojadao.paisagismo

A dupla Catê Poli e João Jadão projetou um ambiente com diversos lounges, alternando áreas abertas e outras com coberturas leves e permeáveis, que ainda permitem a passagem do sol. Todo o mobiliário é pensado para área externa, composto por sofás e chaises de tecido impermeável de alta performance, que permite resistência às intempéries. Abraçando toda essa área de relaxamento, o paisagismo, cuidadosamente pensado, tem como destaque oito jabuticabeiras, fruta nativa brasileira, e os jasmim manga, espécie dos anos 70 que voltou a ser amplamente utilizada.

 

Para transmitir uma sensação de férias de verão, o ambiente de 224m² se apresenta como um respiro em meio à mostra. (Foto: Evelyn Müller)

 

fotos | Divulgação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*