
Café com brasilidade
arquitetura de lojas | Starbucks | Ana Cláudia Polettini
O PROJETO DA LOJA DO STARBUCKS NO AEROPORTO SANTOS DUMONT (RJ) É ASSINADO PELA ARQUITETA ANA CLÁUDIA POLETTINI
A arquiteta Ana Cláudia Polettini assumiu o desafio de assinar o projeto da loja do Starbucks no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. A decoração do espaço de 158 m² faz referência ao charme da Bossa Nova da década de 1950. “O meu maior desafio foi encontrar um ponto de equilíbrio entre entregar um projeto inovador e com um design diferenciado, que usasse objetos que remetessem a época de inspiração”, contou.
A Starbucks é uma empresa global que acredita na Filosofia do Terceiro Lugar, ou seja, na busca por ser o terceiro lugar avorito de seus consumidores, após o lar e o ambiente de trabalho ou estudo. Para trazer esta filosofia para a jornada do cliente, planejam cada loja de forma especial, buscando sempre customizar esses espaços para que sejam localmente relevantes na comunidade em que estão inseridos, da mesma forma que fazem com seus produtos e atendimento, levando a “Experiência Starbucks” a todos.
O projeto é desenvolvido de forma integral pela Starbucks Brasil e pela matriz. O processo começa com estudos de localização e layout, depois segue para a criação do conceito, que acontece com a equipe de design do escritório central
em Miami e pelo time de design brasileiro.
Após aprovação, a arquiteta carioca então iniciou a escolha de materiais e mobiliários locais. “A Starbucks é uma marca que, além de acolher seus consumidores, acolhe também seus partners. Acho incrível o envolvimento que todas as áreas da empresa têm na hora da criação de uma loja. O processo passa da presidência até RH, marketing e operações” destacou a arquiteta.
A principal demanda do projeto de uma loja Starbucks é fazer a combinação ideal de forma e função, ou seja, permitir que os partners trabalhem de forma segura, eficaz e eficiente, e que sejam servidos para os clientes produtos de excelente qualidade, em um espaço acolhedor.
A loja do Starbucks no Aeroporto Santos Dumont utiliza cores, materiais e mobiliários que remetem ao design brasileiro contemporâneo. Tem mobiliário em madeira de jequitibá e pintura do Atelier Adriana e Carlota, que colore as paredes de verde e amarelo em um degradê harmonioso, conferindo ares de brasilidade tropical ao local. A escolha dos artistas e elementos que compõe o design do espaço foi inspirado no café Brasil Blend, que mistura grãos de três regiões de cultivo no país (Bahia, Minas e interior de São Paulo) e no desejo da marca de compartilhar sua paixão pela cultura nacional.
“A Starbucks nos dá liberdade para criar conceitos e trabalhar com materiais únicos, pensados de forma única para o
local em que a loja estará inserida, desta forma os consumidores reconhecem sua cultura na loja e criam uma conexão
ainda maior com a marca”, explicou Ana Cláudia Polettini.
A loja do Aeroporto Santos Dumont tem piso da Tecnogram.
Os móveis da loja são do Estudio Bola, da Origin, do Aristeu Pires e da Tora Brasil.
Para proporcionar hospitalidade aos clientes, foram pensados diversos detalhes que favorecessem essa experiência, como o balcão que lembra a recepção de um hotel. Outro destaque é o projeto luminotécnico da loja que valoriza o bar e os produtos, desenvolvido em parceria com o escritório Mingrone Iluminação.
Outro valor do Starbucks é incentivar artistas locais para criar peças de arte exclusivas para as lojas. Na decoração da unidade do aeroporto, o grande painel de vidro customizado com um desenho de sereia se destaca. A ilustração é inspirada na embalagem mais recente do café Anniversary Blend e foi pintada à mão pela artista brasileira Kalina Juzwiak.
Os revestimentos da loja são da Dupont, da Rokka Mármores e da Artesanale Marcenaria.
A decoração tem parede pintada pelo Atelier de Pintura Adriana e Carlota e painel da artista Kal ina Juzwiak.
Texto: Mariane Reghin | @marianereghin
Fotos: Divulgação / Starbucks