
Fluidez e harmonia, projeto de Johnny Viana
arquitetura | Johnny Viana | por Attos Henrique
Apartamento em São Paulo tem máximo aproveitamento dos espaços com integração total dos ambientes, circulação funcional e boa disposição de móveis.
Johnny Viana tem movimentado o mercado da arquitetura e decoração na Zona Leste de São Paulo. Com diversos projetos já executados, o arquiteto conta com uma equipe especializada para atender todas as necessidades de seus clientes. Neste apartamento localizado no bairro Tatuapé, o escritório de Johnny desenvolveu soluções para atender as demandas de uma família, que necessitava de ambientes integrados e funcionais para o dia a dia e para receber, já que os moradores adoram momentos com amigos e familiares.
Logo na entrada do apartamento de 176 m², a luz natural invade os ambientes e traz a sensação de fluidez e amplitude, com a integração da área gourmet com o social. Paredes foram revestidas em madeira e em algumas partes com painéis ripados no living, para trazer a sensação de conforto e sofisticação, com revestimento no padrão Calacatta aplicado no painel da TV e também em uma lareira entre as salas.
A adega era um dos principais desejos da família para armazenar garrafas e ter bons momentos de degustação no local. A paleta de cores ganha mais personalidade neste espaço, com tons escuros e elegantes. O espaço gourmet foi pensado para ser convidativo e perfeito para tardes de churrasco, com tons claros e mobiliários contemporâneos, sem contar a vegetação que inclui uma jabuticabeira e complementa a decoração.
Na área privativa as suítes oferecem o máximo de conforto, com boas soluções na marcenaria. “O uso de tons claros e a iluminação adequada garantem o bem-estar nos ambientes. A escolha de materiais e acabamentos foi cuidadosamente pensada para trazer a atmosfera sofisticada e elegante desde a entrada do apartamento, tudo de acordo e com o gosto dos clientes”, destaca Johnny Viana.
Integração é a palavra que melhor define o projeto de Johnny Viana para este apartamento. Com detalhes que priorizam a luz natural e o conforto, o arquiteto trabalhou com tons claros para manter a harmonia em todos os ambientes. O revestimento da lareira é da Internacional. Mármores e, todos os equipamentos de ar-condicionado e projeto de climatização, são da NP Climatização.
Com mobiliários confortáveis e de linhas retas, a disposição dos mesmos permite uma melhor circulação na área social. Destaque para a vegetação presente na varanda gourmet, com jardim vertical e árvores de pequeno porte, incluindo uma jabuticabeira.
Os tons claros são complementados com a presença da madeira, em painéis, mobiliários e nos acabamentos dos estofados. Para o painel da TV, o revestimento da Portobello Anália Franco garante sofisticação para o ambiente.
A adega era um dos principais desejos do cliente. Para a marcenaria, criada pela Bontempo, foram escolhidos tons mais escuros para deixar o espaço intimista, perfeito para relaxar e degustar vinhos.
A área gourmet segue na paleta clara, com bancada executada pela Internacional Mármores com o mesmo revestimento utilizado na lareira do living. A mesa comporta muitos lugares, perfeita para receber. A madeira e a palha que compõem as cadeiras aquecem o ambiente. A churrasqueira, coifa e toda infraestrutura de gás foi feita pela Netgás.
Soluções funcionais foram escolhidas para a marcenaria da Bontempo criada para a cozinha, isolada da área social. A escolha de acabamentos criam harmonia em toda a unidade, que também tem a presença da madeira clara em painéis e nichos para os eletrodomésticos.
Nas suítes o conforto foi priorizado. Tons de destaque foram escolhidos para o enxoval como o azul marinho e o rosa claro. Soluções na marcenaria foram adotadas para valorizar a décor.
O banheiro de hóspedes foi concebido dentro da paleta cinza, presente no porcelanato e na marcenaria. Nas paredes do box, o revestimento com padronagem geométrica traz identidade para o projeto. Os equipamentos de aquecimento para chuveiros são da Netgás.
Já no banheiro do casal as formas retas predominam com elegância, através da pia esculpida em quartzo branco pela Internacional Mármores, em meio aos tons escuros escolhidos para o revestimento de uma das paredes do box e nos nichos da marcenaria.
fotos | Henry Lopes