Posted on

Com cara de casa

decoração | Renato Mendonça

 

Escritório do arquiteto Renato Mendonça traz elementos que fogem do padrão corporativo para trazer a sensação de aconchego, já que é um dos lugares em que passa boa parte de seu tempo criando e projetando com sua equipe.

 

Pautado pela praticidade e conforto, este escritório de arquitetura foi pensado para ter estrutura confortável com foco na ergonomia e com decoração elegante. Um dos desejos de Renato Mendonça era que seu local de trabalho fosse além de um ambiente frio e formal, e, para isso, utilizou-se de uma paleta de cores que vai do branco à madeira clara e ao laranja, para aquecer os ambientes e fazer com que os membros de sua equipe e clientes se sintam em casa. Uma forma adotada para criar unidade entre os espaços foi a de utilizar em todo o piso a madeira cumaru, que reveste a parede do lavabo, por sua vez, oculto pela porta mimetizada com o painel em madeira com ripas brancas. Um jogo de espaços limitados foi criado no teto com o mesmo painel e mantém a continuidade do elemento em alguns cantos, como no hall de entrada e na copa. Para aproveitar ao máximo o pé direito, a laje em concreto, original da edificação, foi mantida e traz ar industrial junto da fiação aparente. A continuidade é um recurso importante para a identidade e harmonia no projeto e faz com que cada espaço não destoe de toda a proposta.

 

 Logo na entrada do escritório há um cantinho para apoiar bolsas e pequenos objetos. A mesa de antiquário aquece o cantinho que funciona como expositor de amostras de materiais.

 

Em todo o escritório foi utilizado o piso em madeira cumaru da Akafloor para criar unidade e integração. As cadeiras receberam assento na cor laranja combinada com o tom mel da madeira. As escrivaninhas foram criadas sob medida com espaços para apoio de notebooks e também de livros, utilizados na hora de projetar.  

 

O lavabo surpreende com sua decoração e fica oculto pela porta revestida em madeira frisada. Na parede da pia esculpida em mármore Calacatta nacional, o piso cumaru sobe até o teto e cria um volume interessante.

 

A mesa com detalhes curvos foi executada em mármore Calacatta nacional. Luminária, objetos decorativos, a cadeira vintage e os quadros na parede dão um toque pessoal ao dia a dia. Atrás da mesa, a copa foi criada com um ótimo aproveitamento, com áreas de armazenamento, espaço para preparar café e nicho para decoração.

 

A sala de reuniões comporta quatro pessoas e combina uma divisória em madeira e vidro com o tom dos mobiliários. A cortina em linho com pregas wave foge das clássicas persianas utilizadas em ambientes corporativos.

Fotos: Rafael Renzo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*