
iSaloni 2024 chega ao fim, mas mostra brasileira ‘Coccoloba’ continua de portas abertas em Milão
O Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão) 2024 fechou suas portas neste domingo (21), marcando o encerramento de um dos eventos mais aguardados anualmente pela comunidade global do design. Porém, a programação da Semana de Design de Milão ainda reserva atrações, como a mostra brasileira “Coccoloba”, que continua recebendo visitantes na Università degli Studi di Milano até o dia 28 de abril, como parte do FuoriSalone.
A ação é realizada pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, contando com curadoria de Bruno Simões.
Inspirado na Coccoloba gigantifolia, uma espécie de árvore fascinante descoberta na Amazônia brasileira, conhecida por suas folhas gigantes que medem até 2,50 m de comprimento e 1,44 m de largura, e que aparece no popular livro Guinness World Records, o conceito da exposição brasileira — que integra a programação da INTERNI “Cross Vision”, maior exposição do circuito FuoriSalone — celebra a grandeza e a beleza da Coccoloba, refletindo também sobre como ela se adapta e prospera em condições adversas, servindo como uma poderosa metáfora para o design brasileiro como um manifesto de inovação, sustentabilidade e resiliência.
Ao reunir o trabalho de 53 empresas e designers nacionais em uma das principais vitrines da Semana de Design de Milão, essa ação amplia ainda mais a narrativa sobre o potencial do Brasil para influenciar o futuro do design com soluções criativas e sustentáveis, harmonizando cultura, natureza, indústria e tecnologia. Fatores estes que são hoje amplamente demandados nacional e internacionalmente, repercutindo muito positivamente entre os visitantes.
“Uma das tendências que indubitavelmente mais observamos na Semana de Design de Milão neste ano, tanto no iSaloni quanto no FuoriSalone, foi o uso crescente de materiais naturais, reforçando um movimento mais amplo em direção à sustentabilidade e à autenticidade nos espaços de vida. Questões que ressoam muito bem com a indústria e o design brasileiro, explorando o uso de madeiras e outros materiais certificados, incluindo fibras naturais, couros, tramas e tecidos orgânicos, que não só respeitam o meio ambiente como também trazem a textura e a essência da natureza para dentro dos lares de forma ética e criativa”, compartilha a diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Projeto Brazilian Furniture, Cândida Cervieri.
Por falar no iSaloni, a presença brasileira na feira chamou a atenção de visitantes e organizadores, com o Projeto Brazilian Furniture tendo sido reconhecido pela organização do Salone del Mobile.Milano como um parceiro de destaque neste que é o maior evento do setor moveleiro no mundo.
Além de oito empresas brasileiras que expuseram suas coleções em estandes exclusivos na feira, com cenografia assinada pela Estojo, o projeto também organizou a mostra “Design + Indústria”: apresentando 41 lançamentos desenvolvidos por 22 marcas em colaboração com cerca de 40 designers nacionais por intermédio do programa, com curadoria de Liana Tessler e cenografia também realizada pela Estojo.
A Semana de Design de Milão 2024 também foi marcada por outras iniciativas importantes apoiadas pela ABIMÓVEL e pela ApexBrasil, como a inauguração da primeira flagship store da Ornare na Europa e a exposição “Reset Modernity, Reinstituting Nature” da ETEL, que homenageou o legado do designer industrial brasileiro, Percival Lafer. Eventos estes que ressaltam o compromisso contínuo da indústria brasileira de móveis em levar o design, as matérias-primas, a cultura e a marca Brasil para o mundo, colocando nossas empresas e profissionais na vanguarda da inovação e da sustentabilidade.
Visite a “Coccoloba – Brazilian Exhibition”
Data: até 28 de abril de 2024
Local: Università degli studi di Milano, Milão, Itália
fotos | Divulgação