Decorar360

Posted on

Sobre mesas de verão

design | Suzana Schermann | @suzanaschermann

FOOD DESIGN REÚNE AMBIENTE, SABOR E EXPERIÊNCIA EM MESAS DECORADAS PARA SOBREMESAS

verão da simplicidade pede leveza nas produções, além da combinação de estilos. Marie-Antoine Carême, chamado de ‘o chef dos reis e o rei dos chefs’, já mostrava no século 18 que arquitetura e mesa se relacionam muito bem. As sobremesas que ele fazia eram consideradas pelos especialistas verdadeiras ‘obras arquitetônicas’. Para dar vida a este conceito, a designer de interiores Suzana Schermann recebeu, com exclusividade para a de.cor.ar, os renomados chefes de cozinha Talitha Barros, Rodrigo Albano e Rodrigo Ribeiro. Eles tiveram a missão de dar forma e sabor às espetaculares criações sobre ‘mesas de verão’.

Em um cenário perfeito para a ocasião, criados por nossa designer-anfitriã, tivemos o privilégio de saborear três incríveis sobremesas em ambientes diferentes, em uma proposta de Food Design que proporciona uma experiência que vai além do prato.  Ingredientes frescos saúdam o verão com sugestões levíssimas e saudáveis.

Suzana Schermann

Publicitária de uma vida inteira na TV e na Rádio Antena 1, a carioca radicada em São Paulo aposentou-se e, anos atrás, se instalou na Ilhabela, onde assinou o décor do hotel TW Guaimbê, entre outros projetos. Porque seu hobby, a
decoração, virou profissão. De volta a São Paulo, onde vive e trabalha, Suzana participa de mostras de marcas como Quartos&Etc. e Artefacto B&C – nelas fez vitrines, como também para a Regatta e a Utilplast, esta premiada no Shopping Iguatemi. E comanda workshops e produção em lojas ao lado de seus projetos residenciais e comerciais em SP, Rio de Janeiro e Brasília. Escreveu o livro “Como decorei minha vida”, e é (re)conhecida pelo seu mix de cores e
estampas.

Foto em destaque no topo da matéria: ao ar livre, Suzana dá vida aos pratos em sua produção.

Leve

Ao som da cascata à beira da piscina, a alegria da estação vem por meio de cores vivas e de estampas alegres. No ambiente, uma mesa ao ar livre traz a inspiração ‘navy’ em bandejas, bowls e pratos. Para compor este cenário, a chefe de cozinha Talitha Barros apresenta a leveza do bolo Chion de limão servido com um refrescante sorbet de pitanga. Ingredientes frescos e leves insinuam doçura e praticidade, o ideal para curtir o calor de pernas para o ar. Esta tendência segue por outras estações, como bem diz o chef três estrelas francês Alain Ducasse: “Um prato correto deve ter no máximo cinco ingredientes”. Simples assim.

Talitha Barros @talithabarros

Cozinheira há 20 anos, Talitha Barros hoje é proprietária do restaurante Conceição Discos & Comes no bairro paulistano Santa Cecília. Os discos long play à venda entoam não só o clima da casa, mas os momentos em que ela cozinha atrás de um balcão, em frente aos clientes. Ela passou por casas como La Casserole e Mangiare.

O vermelho predomina na mesa de Suzana para Talitha, com louças da Souq.

Simples

Em sua sala de jantar, Suzana apresenta uma mesa composta por elementos tropicais. A mesa tem folhas de costelade-adão, sousplats transparentes e louças trazendo estampas de peixes e desenhos orais. O dourado nos talheres e nas taças enriquecem os detalhes. Tudo isto valoriza a criação do chefe Rodrigo Ribeiro, que transcende a estampa da louça em todas as suas nuances. O traço delicado compõe o food styling desconstruído, em uma combinação que une clássicos da confeitaria com um toque de ingredientes cítricos e aromáticos. Inspirado em uma pavlova, o chefe Rodrigo utilizou kiwi, marshmellow de limão e creme de capim santo como base para sua receita. Suzana deu toque especial à criação de Rodrigo na escolha das louças.

“Optei por uma mesa bem de verão com um toque tropical, e uma louça delicada como esta sobremesa. Os talheres dourados são uma tendência que gosto muito também. Uma mesa, sem sofisticação – é o simples chic”, destaca.

Rodrigo Ribeiro @rodrigoribeirogourmet

O chefe tem 26 anos e formou-se em gastronomia em 2011. Em 7 anos, passou por 10 restaurantes atuando na elaboração, produção, criação, montagem e finalização das sobremesas. Trabalhou em casas como D.O.M., Maní e Oro, onde teve muito contato com gastronomia molecular, contemporânea e ingredientes brasileiros. Atualmente é o chefe de confeitaria do restaurante Peti.

A costela-de-adão serve como jogo americano para as louças e talheres da Doural.

Natural

O ambiente de descontração da cozinha traz o tom natural que compõe esta sobremesa. É uma aposta na diversidade de estilos, abrangendo materiais naturais no décor e nos ingredientes. A composição tem bowls e pratos de cerâmica orgânica customizada pintados à mão, com talheres rosé e guardanapos de linho envoltos, em que um delicado laço de sisal traz a delicadeza por meio de um arranjo de suculentas. Para este momento saudável, Rodrigo Albano, chefe de cozinha especializado em gastronomia funcional, apresenta uma torta vegana de chocolate com granola e frutas da estação.

“Esta receita é composta por ingredientes funcionais e frescos, sem glúten e lactose. Ela é feita para comer sem culpa e a qualquer momento”, ele conta.

A composição do ambiente segue a tendência de alimentação saudável.

Rodrigo Albano @rodrigoalbanod

Chefe de cozinha especializado em alimentação saudável, funcional e vegana, é também private chefe. Além de cozinheiro, Rodrigo Albano é criador de conteúdo de lifestyle em plataformas digitais e ministra cursos.

A cerâmica orgânica da JRJ recebe e abraça a torta de chocolate e frutas frescas.

Produção: Roberta Schermann | @robertaschermann
Texto e Food Design: Mariana Bacci | @marianabacci
Fotos: Wagner Valim | @wagnervalimphoto

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*