Posted on

Abordagem sustentável de residência no Alto de Pinheiros, em São Paulo, conquistou o certificado Prata do Green Building Council Brasil

arquitetura | Terra Capobianco + Galeria Arquitetos

 

A obra, um exemplo de arquitetura, empregou 30 toneladas de aço em 464 m² de área construída

 

 

O sistema construtivo em aço foi escolhido para a construção da Casa Treliça, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, devido a sua capacidade de proporcionar uma construção rápida, eficiente e com menos detritos no canteiro de obras. O uso responsável dos recursos naturais garantiu, inclusive, que a residência conquistasse o certificado Prata do Green Building Council Brasil por sua abordagem sustentável.

 

 

Com 30 toneladas de aço empregadas em 464 m² de área construída, a obra se tornou ainda um exemplo de eficiência energética. A arquiteta Ana Terra Capobianco, do escritório responsável pelo projeto, comenta que o conceito por trás do desenho arquitetônico da Casa Treliça é o aproveitamento máximo da ocupação do terreno, resultando em um espaço visualmente contínuo. “Menos de 1/5 da área do térreo é composta por vedações opacas. O aproveitamento visual do lote é ininterrupto, produzindo uma sensação real de amplitude”.

 

 

A arquiteta destaca que dentre as principais soluções ‘amigas’ do meio ambiente adotadas na obra, destacam-se a instalação de placas fotovoltaicas, o aproveitamento de água de reuso para os vasos sanitários, o uso de irrigação automatizada com água da chuva e a utilização de fachadas duplas e ventiladas. “Tais alternativas, combinadas com outras estratégias do projeto, como o uso do sistema construtivo em aço, garantiram à Casa Treliça o certificado Prata, referência nacional em construção sustentável”.

 

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a residência é um exemplo notável de como o aço pode ser utilizado de forma inovadora na arquitetura, proporcionando eficiência construtiva, sustentabilidade e uma estética marcante. A redução do impacto ambiental, com um canteiro de obras consideravelmente mais limpo e que evita desperdícios de materiais, também se apresenta como um aspecto notável.

 

Outro aspecto de destaque diz respeito ao prazo de entrega da obra: estima-se que a utilização do sistema construtivo em aço reduziu em até três meses o prazo de conclusão em comparação ao sistema convencional. Diante desse cenário, o CBCA entende que a obra se tornou um excepcional exemplo de construção devido a união de técnica, funcionalidade e beleza, características que elevam o conceito de construção em aço a um novo patamar.

 

 

 

 

 

 

fotos | Nelson Kon

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*