Posted on

Ampla e receptiva, Casa RZR por GRBX Arquitetos

arquitetura | GRBX Arquitetos | por Luiza Cardenes

 

Projetada pelo escritório GRBX Arquitetos a Casa RZR, foi idealizada para ser uma residência de campo dos sonhos.

 

A ideia principal do projeto foi criar uma casa versátil para veraneio, mas que no decorrer do processo, tornou-se a casa principal do casal e seus dois cachorros. A residência foi organizada para ter a área social integrada, onde os espaços internos e externos são ligados de maneira fluída para que a percepção espacial da construção fosse muito mais ampla do que o terreno permitia.

 

A casa feita em concreto aparente possui volumetria que contribui não só com a estética mas com soluções para iluminação e ventilação, como a fachada da com elementos vazados que trazem privacidade, conforto térmico e o aproveitamento da luz natural para o interior. A cor azul vibrante escolhida para a entrada se destaca em meio ao concreto e os elementos brancos de toda a construção.

 

Localizada em um condomínio no interior de São Paulo, em Indaiatuba, a casa conta com 340m² construídos. Pensando no conforto térmico e na luminosidade, a insolação do local foi utilizada para planejar a implantação dos quartos e da piscina. Foram criadas empenas em balanço destacadas do corpo principal da residência, com pergolados e grandes aberturas protegidas por elementos vazados que proporcionam a ventilação cruzada, que ajuda tanto no controle da luz quanto no controle da temperatura interna.

 

Outro ponto importante adotado ao projeto é a privacidade, que foi alcançada a partir de uma organização hierárquica dos ambientes. A entrada é marcada por uma cor forte e pé direito baixo, que cria um contraste com o acesso do restante da casa.

 

A área da piscina é conectada com toda a área social da casa e garante espaços de convivência de qualidade. A empena em balanço e os pergolados sobrepõem a piscina e permitem que a árvore existente no terreno seja mantida, garantindo iluminação natural e a ventilação cruzada.

 

A sala de visitas tem pé direito alto e grandes aberturas, além de ser protegida pelo elemento vazado da fachada, responsável pela integração visual com o jardim lateral, piscina e deck. No entorno da piscina encontra-se a sala de jantar, home theater e a cozinha que se abre para a churrasqueira. A garagem dá acesso a entrada de serviços, que é oposta à entrada principal e é ligada ao lavabo e à escada para o pavimento superior.

 

A sala logo na entrada recebe a luz natural que passa pelos elementos vazados da fachada. Com mobiliários modernos e confortaveis, o porcelanato em tom verde se destaca no ambiente que se abre para a piscina.

 

Voltado para uma empena em balanço, onde a árvore volumosa traz proteção e um belo visual, encontramos o escritório, que tem abertura zenital para o jardim de inverno para trazer a luz natural para o ambiente.

 

“A concepção da casa contou com grandes balanços e soluções estruturais que foram evidenciadas na composição estética da decoração. O uso de concreto ripado aparente e vidro são predominantes, e escolhemos os revestimentos de maneira neutra, para complementar a decoração, marcenaria e mobiliários, com fundo adequado para cada peça ter seu destaque”, conta Gustavo Arbex, arquiteto titular do escritório.

 

 

A marcenaria foi escolhida com tons de madeira clara e linhas discretas, fazendo planos de cores uniformes que compõem os ambientes.

 

Na área social, foram escolhidas peças leves para criar uma atmosfera moderna e atemporal. No home theater, o sofá generoso e o tapete criam a ideia de conforto junto da marcenaria e peças de decoração. As bancadas da churrasqueira e cozinha foram feitas em granito andorinha com acabamento escovado, que traz o aspecto menos brilhante e visual mais natural.

 

Toda a área interna recebe marcenaria e pedras em tons claros que trabalham muito bem com a quantidade de iluminação natural que os ambientes recebem e, contrasta com a vegetação e a cor da fachada. Os ambientes são conectados e fluídos com muitas áreas de convivência.

 

 

A cozinha é composta pelo mesmo tom de marcenaria que a sala. Os tons naturais foram garantidos também nas pedras de granito escovado, que traz um ar básico e moderno.

 

Nos quartos, foram seguidos os mesmos tons neutros na marcenaria das cabeceiras, armários e estantes, com destaque para as composições de quadros e decoração. Já no escritório, foi escolhida a marcenaria branca texturizada em contraste com a grande árvore em frente ao terraço. 

 

 

O home office se tornou uma área importante, tendo em vista que a casa se tornou a residência oficial do casal que, com a pandemia, passaram a trabalhar fora do escritório. Para valorizar este ambiente, a conexão com a natureza foi um ponto essencial, com um terraço que recebe ombrelones e espreguiçadeiras, além da visão direta para a bela árvore. Tons claros e neutros foram utilizados na marcenaria do ambiente, dando destaque para os tons da vegetação externa.

 

A suíte do casal é ampla e iluminada, com boa quantidade de armários e uma estante vazada que divide da mesma forma a entrada do quarto da área da cama e da banheira, o que garante privacidade mas ainda mantém a integração dos ambientes. Os tons claros de marcenaria são os mesmos do restante dos cômodos e pontos de cor foram utilizados nos tecidos da cama.

 

GRBX Arquitetos | @grbx.arquitetos

O escritório chegou ao mercado em 2004 com projetos marcados por linhas contemporâneas, pela personalização e por soluções construtivas inteligentes. Com time de arquitetos, projetistas e técnicos liderados por Gustavo Arbex, formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-FAAP. Apaixonado por desafios projetivos, Arbex, coloca a serviço do escritório o olhar detalhista conquistado pelos mais de 300 mil m2 de obras residenciais e corporativas​, incluindo escritórios, lojas, unidades de saúde, centros esportivos e fábricas que projetou e/ou construiu.

fotos | Favaro Jr.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*