
Apartamento assinado por Marina Liberman ganha aparência moderna, sem abrir mão do estilo clássico
design de interiores | Marina Liberman
Com 270m², o imóvel localizado no Jardins, em São Paulo, recebeu a intervenção em toda a área social, lavabo e suíte master.
A função do projeto do apartamento pertencente a um casal e seus dois filhos era fazer com que os clientes, que já tinham praticamente todos os móveis soltos no espaço, ficassem felizes. Para isso uma roupagem nova foi implementada à tudo o que foi usado. A vontade do casal era de transformar a atual morada em um ambiente confortável e aconchegante, sem perder sua essência clássica.
“Trata-se de um estilo de decoração que combina elementos tradicionais e atemporais com toques contemporâneos e inesperados. Inspirado nas características distintivas do estilo clássico, com linhas elegantes, proporções equilibradas e materiais de qualidade, essa abordagem adiciona um elemento de surpresa e criatividade à estética clássica” descreve a designer que, após anos vivendo e decorando casas nos EUA, transita com facilidade entre cores e texturas, sempre com olhar para criações que primam pelo conforto e elegância.
Segundo Marina, um dos desafios principais do projeto foi trazer uma linguagem única ao mesmo tempo que divide e traz privacidade aos ambientes, como a sala de jantar que estava muito exposta na entrada do apartamento e recebeu painéis giratórios que separam o ambiente. Cada painel é composto por uma palha de seda presa entre duas folhas de vidro, fazendo uma espécie de “sanduíche” emoldurado por uma marcenaria feita sob medida, solução que contribuiu com a funcionalidade e agregou ainda mais na beleza do espaço.
Os móveis antigos foram reestruturados e mantidos na nova concepção. Os sofás foram reestofados, o buffet recebeu uma nova laca e novas portas, e os bancos e poltronas, novos tecidos. Dessa maneira, não foi preciso abrir mão de nenhum móvel, assegurando sustentabilidade e ressignificação das peças, e ainda mantendo a memória afetiva de alguns itens da família.
Madeiras em padrão freijó, laca em azul, palhas naturais, bege e diferentes tons de azuis permeiam o projeto que recebeu, também, móveis planejados para trazer a modernidade necessária que os espaços precisavam. “O apartamento foi vestido com camadas de marcenaria e papel de parede, sempre coordenados entre si”, diz a designer. “A estante da sala de jantar, o home theater e o móvel do bar foram projetados, criando uma atmosfera leve e atemporal e cheio de personalidade e criatividade, tornando-o verdadeiramente único e cativante”.
fotos | Raphael Briest