Posted on

Espaços decorados com pedras, além de elegantes, carregam significado

Ambientes com pedraria natural desenvolvidos na CASACOR 2024 trouxeram beleza, funcionalidade e significado

 

Pedras de diferentes tipos e tamanhos não são mais tão novidade em ambientes domésticos e comerciais, a tendência é amplamente explorada. Porém, mesmo com a sua abrangência, a escolha entre pedras naturais ou sintéticas é um dilema
frequente. Embora ambas agreguem beleza e sofisticação aos projetos, suas características distintas podem causar dúvida.

 

As pedras naturais, esculpidas pela natureza ao longo de milhões de anos, ostentam singularidade em veios, cores e texturas, traduzindo-se em ambientes clássicos e atemporais. Já as pedras sintéticas oferecem uniformidade e padronização, perfeitas para o minimalismo moderno.

 

Não existe certo ou errado, a escolha depende do efeito esperado. Confira alguns exemplos de ambientes com pedras naturais e sintéticas.

 

Ilha de conforto Um dia de cada vez

 

A ilha de conforto “Um Dia de Cada Vez,” assinada pela designer de interiores Letícia Granero, é concebida como um refúgio de 148 m² em meio à efervescência do evento, onde os visitantes podem desacelerar e apreciar os elementos naturais com requinte e sofisticação. A profissional escolheu o exuberante XTONE Orobico Grigio, de 6 mm, que se destaca em nichos decorativos e no revestimento das paredes em duo com painéis de madeira. Lançamento no Brasil, o Orobico Grigio da XTONE, captura as sutilezas e peculiaridades da pedra natural, tornando-se uma peça central em espaços modernos e minimalistas. “Esse revestimento espanhol, nunca utilizado no Brasil antes, adiciona uma exclusividade inigualável ao ambiente. Selecionamos o material devido a sua diversidade de tons, que espelha nossas
emoções diárias, assim como os veios entrelaçados que simbolizam a complexidade dessas emoções,” revela Letícia.

 

Banheiro Hutukara

No ambiente Hutukara, assinado pela designer de interiores Adriana Farias, a pedra desempenha um papel central na conexão dos visitantes com a natureza. A pedra escolhida para a pia do banheiro é o quartzito Vitória Régia, extraída na região Norte do Brasil e apresentada com um acabamento escovado profundo (Deep). Esta rocha é notável por seus diversos tons que evocam a flor Vitória Régia, que floresce nas águas do Rio Negro, um elemento profundamente enraizado na cultura indígena local. A saia da pia tem uma forma orgânica, inspirada nas linhas naturais da planta, reforçando a temática de integração com a natureza.

 

 

Além do quartzito, o ambiente inclui madeira Jatobá, que remete aos troncos das árvores amazônicas, e ladrilhos hidráulicos na parede, que representam grafismos indígenas. Esses elementos são complementados por outras escolhas de design que visam proporcionar uma experiência sensorial completa, evocando a floresta e destacando a importância da preservação ambiental.

 

Espaço Zenith

 

No “Espaço Zenith”, os arquitetos Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig Arquitetos, trouxeram o conceito de excelência no cuidado pessoal. O projeto celebra a harmonia dos elementos naturais e traz um grande “olho” de veios
casados como ponto focal da sauna. Para esse efeito, foi eleito o mármore Silver Wave, da VM Stone, com beneficiamento da marmoraria Pedra Única. O material tece uma narrativa de elegância e serenidade e oferece uma experiência sensorial, imbuída da percepção de profundidade, habilmente evocada pelos sinuosos veios do mármore, que se entrelaçam em um jogo de tons de cinza, do claro ao escuro, em ondulações e ondas envolventes. A pedra, com seus padrões líquidos, confere ao ambiente uma sensação de movimento fluido, elevando a experiência a um novo patamar de refinamento e contemplação.

 

Loft do Jovem Executivo

 

O projeto assinado pela Moreira do Valle Arquitetura abrange living, cozinha, lavanderia, banheiro e dormitório com closet e varanda, totalizando 113 m². O revestimento XTONE Marquina Black Polido, fornecido pela VM Stone com parceria de execução com a Edgran, compõe a bancada da cozinha, da lavanderia e do banheiro, conferindo ainda mais elegância atemporal ao ambiente. A grande ilha que compõe o espaço reflete sofisticação com suas cores sóbrias e elegantes. O material, com fundo preto e veios brancos, cria uma atmosfera clássica para o intitulado “Loft do Jovem Executivo”. Marquina Black Polido apresenta um design que evoca a escuridão da noite entrelaçada com finos veios brancos, iluminando a superfície e combinando simplicidade e sofisticação de maneira única.

 

fotos | Divulgação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*