
Inspiração industrial
interiores | por Gabriella Afonso
CANDY COLORS É A APOSTA DA ARQUITETA PARA TRAZER FEMINILIDADE EM MEIO A RUSTICIDADE DO ESTILO INDUSTRIAL
Com 110m², o apartamento projetado pela arquiteta Carina Korman, no bairro do Jardins (SP) é o típico loft nova-iorquino no tocante a estrutura – que conta com mezanino, tijolos, cimento e vigas aparentes. No entanto, a brutalidade própria do estilo deixaria o ambiente muito masculino para a proprietária que tem a cor rosa como sua favorita. Buscando uma forma de atenuar essa rusticidade e imprimir a identidade da moradora, a arquiteta fez alterações pontuais na planta, usou tons pastel para o acabamento geral e candy colors na decoração.
Como a cozinha é integrada à área social, Carina sugeriu reformular o layout para promover maior interação entre as pessoas. Para isso, os pontos de água e esgoto foram alterados e uma ilha central com cooktop e mesa embutidos foi instalada, criando a triangulação entre área de cocção, armazenamento e preparo. Os temperos ganharam prateleiras que os tornam parte da decoração e a mesa de jantar é contornada por trios de cadeiras. Para abrigar as louças e criar o cantinho do bar, o escritório se inspirou em antiguidades para desenhar o bufê em laca verde menta, com portas de correr em vidro e base quadrada de ferro.
Na parte inferior do loft, o piso de madeira foi substituído por porcelanato que reproduz o visual do cimento queimado e ainda traz praticidade de limpeza. Também característicos do estilo industrial, os tijolinhos que na versão clássica dos lofts permanecem sem acabamento, aqui receberam pintura branca para propagar a iluminação natural, proveniente das janelas que vencem o pé-direito duplo, além de conferir um ar mais delicado à decoração. Já no mezanino, os dois dormitórios foram transformados em uma suíte maior. A cabeceira com nichos em laca cinza é uma versão moderna dos criados-mudo. Sem base, os volumes oferecem suporte mantendo o visual o clean. Para maximizar o conforto e destacar a área da cama, uma parte da cabeceira é estofada com estampa que mistura formas geométricas e tijolinhos em amarração.
O projeto de interiores visava a união do estilo industrial com a feminilidade característica da moradora.
O layout em “L” junto a integração da área social facilita a comunicação entre a proprietária e seus convidados, mesmo estando em ambientes diferentes.
O estilo industrial foi mantido, mesmo depois de alterar alguns acabamentos, como os tijolinhos que foram pintados de branco.
O letreiro neon é comum no estilo INC e funciona como uma tatuagem que traz em uma palavra ou frase, algum significado para o morador
Os degraus de madeira na escada de ferro refinam o acabamento, sem fugir do estilo proposto. Aqui, o elemento liga a parte inferior do loft ao mezanino.
Com pé-direito duplo, a iluminação natural é abundante no interior e o acabamento branco dos tijolos potencializa o efeito, além de deixar o ambiente mais leve visualmente.
Em todo o imóvel, inclusive na suíte, as tubulações e lâmpadas com filamento de LED aparentes remetem ao visual dos galpões antigos.
Foto: JP Image (Divulgação)