Posted on

Luxo e sofisticação

design de interiores  | Roberto Alves | por Elisangela Peres

 

Apartamento de 400m², no Morumbi passou por reforma completa assinada pelo designer de interiores Roberto Alves.

 

Com uma linguagem delicada e sofisticada, cheia de detalhes, assim é o apartamento assinado pelo designer de interiores, Roberto Alves, para uma joalheira, com dois filhos, que queria um ambiente cheio de amor e energia para entrar em uma nova fase da vida.

As cores definidas para o projeto foram pensadas para trazer leveza e requinte ao apartamento. De acordo com o designer de interiores, a combinação de branco e preto traz um toque de seriedade e elegância, já o azul permeia o equilíbrio e a paz, o rosa alivia e ressalta os melhores sentimentos, ideal para o novo ciclo da família.

“Meu trabalho se baseia na arquitetura do afeto. Os espaços não só apresentam memórias afetivas, como também, constroem novas histórias”, diz Roberto.

No living, o forro foi derrubado, deixando as vigas da construção aparentes.  Elas foram tratadas e iluminadas para criar um espaço aconchegante, moderno e atraente. 

O sofá, com almofadas em couro, camurça e seda navalhada, chama atenção pelo conforto. O tapete azul tem costuras feitas à mão. O pufe em ponto cruz e as mesas de centro, em laca, granito e mármore, têm presença marcante no living. 

A chaise, do acervo da família, foi revestida com um veludo molhado rosa. Para trazer uma luz especial, uma luminária Serpente, do renomado light designer alemão, Ingo Maurer. Os vasos solitários são do designer Paulo Goldstein.

“Acredito que um ambiente precisa traduzir uma atmosfera moderna e clássica ao mesmo tempo. Cada projeto traz a oportunidade de realizar as fantasias e desejos dos meus clientes e criar uma forma linda, dentro da arquitetura, especialmente para eles”, ressalta Roberto Alves.

 

A marcenaria, feita em MDF cinza laqueado com tubos de latão banhados a ouro, foi desenhada pelo escritório de Roberto Alves e executada pela Marcenaria Del Rey. A arandela Spiker, que também foi criada por Roberto, tem inspiração nas cenas do filme Metrópolis, de Fritz Lang. Na estante, peça antiga trazida da Ásia pela Dpot e objetos como a Grande Concha, Vaso Quebrado com Folha de Ouro, que são da Orbi On-line.

 

O living tem uma luz energizante que invade o ambiente e termina apenas quando anoitece.  A mesa antiga, da Tânia Bulhões, foi laqueada de cinza brilhante. Vaso branco com folha de ouro e flores feitas à mão, da Orbi On-line. De acordo com Roberto, as rendas das cortinas possuem detalhes que remetem ao período medieval. Por traz, um veludo devore prata.

 

A sala de jantar foi o ponto de partida do projeto. O designer de interiores procurou abusar da estética, criar proporções e exibir aplicações de materiais simples e de forma inusitada. 

O Lustre Galáxia, criado por Roberto Alves e desenvolvido pela Kasatua Decor, foi inspirado em bolhas flutuantes de sabão. Ele é composto por um equilíbrio de canos banhados a ouro, com encaixes minimalistas, presos no teto, que sustentam bolas de cristal em diferentes tamanhos.

A mesa de jantar possui pés em latão, banhados a ouro, e tampo Carrara. As cadeiras, da Casual, são revestidas com veludo prata e têm pés laqueados. O Centro de Mesa, esculpido à mão, é do Designer Nil Morais para a Dpot.

O Buffet é inteiro em MDF laqueado com tampo de Carrara Gold. Ele também foi desenhado pelo escritório de Roberto Alves e desenvolvido pela Marcenaria Del Rey.  Sobre o buffet, uma cuba esculpida em labradoria azul, da LS Selection.

As cadeiras Luis XV, de Reneê Behar, com veludo devore, complementam o ambiente.

 

A cozinha traz modernidade com toques orientais. A família adora cozinhar e receber amigos. A marcenaria foi feita em laca negra e leva assinatura do escritório do designer de interiores, com produção da Marcenaria Del Dey. As Cadeiras Bertoia possuem couro náutico preto.

 

O papel de parede, da Bepaper, traz detalhes orientais que lembram desenhos feitos à mão. Nos detalhes, vasos em concreto da L’oeil e fruteiras da Spicy.

 

A Suíte Master foi o único ambiente da casa que ganhou tonalidade diferente.  As paredes, marcenaria e cortinas em tom fim de tarde contrastam com a cabeceira em veludo verde água. Os pendentes Pointer, desenhados por Roberto Alves e executado pela Kasatua Decor, em Murano âmbar e latão banhado a ouro, são pendurados por um cordão de seda trancado. Os vasos em cristal fosco são da LS Selection.

 

Uma confortável varanda faz parte da Suíte Master. Poltrona e Cortinas de Seda, que de acordo com Roberto Alves, lembram antigas redes de pescadores, dão requinte ao ambiente.

 

Para ampliar ainda mais a Suíte Master, ripas largas de laca fosca e brilhantes que contrastam com a luz do dia que entra pela varanda. O tapete verde água, da Tapetah, tem linhas geométricas costuradas à mão e segue a mesma tonalidade da cabeceira da cama.  Luminária em latão, da Divino Espaço, Vaso em Murano da L´Oeil, porta-retratos antigos do acervo da família, espelho e poltrona deixam o ambiente elegante.

 

Roberto Alves buscou inspiração nas ruas estreitas do bairro francês Saint-Germain-des-Prés, para criar a Suíte da filha da empresária. A cabeceira da campanha, em veludo devore da Maison Tecidos, traz um ar de boemia ao quarto. O enxoval da cama foi desenhado por Roberto e produzido pela Casa Mineira.

 

O papel de parede, da Bapaper, reveste todo o quarto, inclusive o teto. A marcenaria, em laca, também foi desenhada pelo escritório do designer de interior e produzida pela Marcenaria Del Rey.

 

Arandelas Fallen, desenhadas por Roberto Alves, foram feitas em aço carbono e latão pela Kasatua Decor. As tachas da poltrona, em laca com veludo rosa, da L´Oeil, são da mesma tonalidade das arandelas.

 

O Banheiro da Suíte Master tem bancada em corian e marcenaria laqueada grafite. Para trazer mais aconchego, o designer de interiores trouxe um jardim no revestimento com papel de parede. As caixas de madeira natural, da Divino Espaço, bandeja de concreto da Dpot e peças de acervo deixam o banheiro deixam o banheiro elegante.

 

Roberto Alves se inspirou em uma pequena ilha de Bali, chamada Ubud, onde as palmeiras dominam o lindo e tranquilo local, para criar o lavabo. O papel de parede cool tropical é da Bapaper. O vaso de sodalita azul, da Dpot. Os metais são Deca. O concreto do piso e a cuba esculpida com revestimento da Portobello Shop, dão ainda mais harmonia ao ambiente.

 

A cômoda Bombê antiga, que faz parte do acervo da família, se transformou em um bar, com bandeja de mármore negro de Jader Almeida. Além dos drinks para os dias de festa, um mini altar com um Buda antigo traz ainda mais charme ao espaço. Na parede, uma espécie de galeria de espelhos iluminada acomoda as garrafas antigas francesas. As taças e vasos são de Cristal Baccarat. O balde em latão é da Divino Espaço.

 

Para Roberto Alves, o hall de entrada apresenta o que há dentro do lar. Em todos os seus projetos, de acordo com o cliente, o designer de interiores coloca um relicário, para trazer boas energias para quem chega e proteger a família que mora no lar. O espaço é revestido com papel de parede, possui tapete da Tapetah e bancos para facilitar a retirada dos sapatos, antes de entrar no apartamento.

 

Sobre Roberto Alves

Formado em Design de Interiores, pela Panamericana de Artes, depois de uma longa trajetória no universo da moda, Roberto Alves decidiu, há 4 anos, se aventurar mais na arte da Arquitetura e do Design. Sua carreira nesta área começou antes mesmo de concluir sua formação em Design, em um badalado escritório de arquitetura.  Seu olhar afinou ainda mais e hoje comanda o estúdio que leva o seu nome: Roberto Alves Interiores. As viagens que fez ao redor do mundo inspiram o seu trabalho. “Minha busca sempre foi pela linguagem delicada, a arquitetura do afeto.

 

@_roberalves.interiordesign

fotos | Evelyn Müller

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*