
Perfeita para relaxar, projeto do escritório Angá Arquitetura
arquitetura | Angá Arquitetura
Casa de praia da década de 1970, construída no estilo colonial, passa por repaginação com paleta de cores clara e moderna, sem perder seu estilo.
Localizada na Praia de Guaecá, no litoral de São Paulo, a casa de 485m² passou por uma reforma que reorganizou seus fluxos e usos. A planta tradicional contava com diversos cômodos que já não faziam mais sentido nos dias atuais, com isso, toda a área social e de lazer foi concentrada no grande pátio central, com piscina e jardins perfeitos para um dia ensolarado. O projeto comandado pelo escritório Angá Arquitetura, teve como desafio utilizar ao máximo as estruturas pré-existentes e manter as características originais do estilo colonial.
Para manter a linguagem da casa, portas e janelas ganharam cor azul acinzentada, que trouxe ar mais leve e contemporâneo. Uma das principais mudanças nos interiores, foi o aumento dos vãos já existentes nos ambientes para melhorar a integração e a iluminação natural que passa pelas grandes aberturas. O tom da madeira escolhida para a marcenaria e os tecidos dos estofados, aquecem e trazem conforto. A área social foi completamente integrada, com o estar direcionado para ser uma transição do pátio com a área externa, seu layout quadrado permite uma roda de conversa gostosa.
A área do pátio central foi ampliada com a demolição de um antigo quiosque para ganhar mais jardins, e os corredores dos arcos passaram a abrigar a churrasqueira e um estar coberto. A nova piscina foi centralizada no pátio, rodeada por uma vegetação densa no muro, que cria um plano de fundo e impossibilita a visão dos vizinhos. No trecho do corredor que dá acesso às seis suítes, os vãos de portas foram transformados em janelas, para garantir mais segurança quando crianças estiverem na casa, e, também, para trazer um pouco mais de privacidade para os dormitórios.





fotos | Studio Gui Uemura