
Reforma amplia e traz aconchego aos ambientes, graças ao uso maciço da madeira e de materiais naturais
Sob medida
A aposta em móveis versáteis e marcenaria cria espaço aconchegante para casal

Há uma década juntos, a professora de ensino infantil e o empresário do ramo imobiliário decidiu formalizar a união na igreja e, com isso, veio junto a vontade de uma residência cuidadosamente pensada para a família que inclui a filha. Para não ter erro, os proprietários escolheram o escritório de arquitetura da própria filha. Assim, Carmel Caravieri e Murillo Cardoso, arquitetos da Caravieri Cardoso Arquitetura, participaram da escolha do imóvel de 83 m², localizado na Vila Formosa. O apartamento foi adquirido novo, para que todas as etapas de projeto e execução estivessem na mão do escritório.
A planta original, que previa três dormitórios, foi remodelada com o intuito de adaptar o apartamento ao perfil dos futuros moradores. Todo o apartamento foi pensado como um lounge, que permite integração por meio de portas de correr, algo que amplia os espaços de recepção em dias de festa.
“Como o apartamento é pequeno, a versatilidade do mobiliário foi imprescindível”
Carmel Caravieri e Murillo Cardoso, arquitetos da Caravieri Cardoso Arquitetura


Outra solução foi trocar de lugar a porta do banheiro social, que se abria para a sala. Agora ela tem acesso por um dos quartos, transformando-o em uma suíte. Já a suíte principal teve a sua entrada realocada para depois do banheiro, deixando-o para fora do quarto. “Apesar de simples, esta mudança presenteou o casal com o banheiro maior e deu privacidade para o lavabo”, dizem os arquitetos.
O apartamento, que veio no contrapiso, foi revestido com porcelanato padrão amadeirado – uma das solicitações do casal, pois é de manutenção mais prática, e que ainda assim garante a sensação aconchegante da madeira.
Amantes de viagens e de boa gastronomia, os proprietários desejavam poder receber bem os amigos. Os espaços deveriam ser descontraídos e elegantes, e permitir que a exposição dos objetos preferidos, acumulados ao longo da vida, marcados por significados especiais. Uma grande mesa, para receber no mínimo oito pessoas, também estava na lista de exigências.


A proposta tirou partido de nichos nas alvenarias que foram espalhados por vários ambientes, tanto em caráter decorativo quanto para o melhor aproveitamento dos espaços, atuando em algumas situações também como divisória. A maioria do mobiliário foi executado em marcenaria sob projeto, para melhor se adequar ao projeto, trazendo versatilidade e multifuncionalidade, uma vez que alguns móveis são extensíveis.
A escolha das peças soltas recaiu para os materiais naturais como linho e palha, que conferem a sensação de rusticidade e de aconchego. A iluminação também foi planejada para reforçar tais sensações. Feita em LED, mescla rasgos de luz em nichos em drywall e belos pendentes. “Decidimos usar a luz como meio de expressão, através de cenas criadas no projeto luminotécnico”, comentam os arquitetos.

Por Marcela Millan
Imagens 2S Studio
Matéria Publicada em Revista Decorar 114.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

