
Repaginação de apartamento aposta em conceito aberto para proporcionar praticidade e melhor aproveitamento da planta
arquitetura | Terra Capobianco
Apartamento de 50m² ganha reforma completa para se adequar ao estilo de vida e gostos do jovem morador.
Localizado em Moema, Zona Sul de São Paulo, o apartamento de 50m² passou por uma reforma estrutural sugerida pelo escritório Terra Capobianco. Destinado a um homem solteiro, o projeto teve como prioridade manter as bases fundamentais à construção em busca de ampliar e tirar melhor proveito do espaço.
A planta original do apartamento estava dividida em seis cômodos que, rapidamente, foram integrados entre si. Todas as paredes foram para o chão, exceto as que delimitavam o banheiro. Os dois quartos originais foram convertidos em uma suíte com closet que pode ser integrada à sala através de um painel deslizante oculto no móvel da TV.
Das áreas de convivência, a varanda deu lugar a uma sala de jantar, onde foi construído um banco de concreto que abraça uma mesa redonda, dando espaço para mais pessoas se sentarem. A cozinha tomou parte do banheiro de serviço e da lavanderia, guardada por uma porta de vidro aramado. A transparência permite que a luz natural que antes ficaria só no lavabo se estende por todo comprimento do apartamento.
A divisão dos ambientes é feita por alguns elementos visuais. A parede de concreto vazada, protagonista da paleta de cinzas e marrons do apartamento, delimita a entrada da morada e a divisão da sala de estar. As vigas e pilares foram descascados revelando a estrutura. Já o piso de granilite da cozinha reforça a intenção de trabalhar com a tonalidade predominante da cor e da textura do concreto natural.
A única parede que permaneceu foi revestida de ripas abauladas e serve de suporte para TV, definindo um volume único e marcante do apartamento.
O taco de madeira foi escolhido para o piso da sala, destoando do concreto da cozinha e trazendo um ar de acolhimento e conforto. As paredes e teto receberam textura branca e a marcenaria de cor neutra deixando o ambiente com atmosfera leve e harmônica. Para o grand finale ressalta-se alguns detalhes na marcenaria que foram muito bem resolvidos com a madeira ebanizada preta, para dar um ar sofisticado e sóbrio bem condizente com o dono.
foto | Mauro Mello