
Traços modernistas, projeto de arquitetura por Caru Cunha
arquitetura | Caru Cunha
Casa no interior de Minas Gerais tem volumes com linhas retas e espaços perfeitos para receber.
Com entorno agradável, cercado pela mata nativa de um condomínio na cidade de Uberaba, a casa projetada por Caru Cunha é carregada de referências do modernismo, com linhas retas, ambientes integrados e valorização de espaços livres. A amizade de mais de 20 anos entre a arquiteta e os clientes colaborou na elaboração do projeto.
A esposa, descendente de libaneses, ama experimentar as receitas de seus antepassados e receber, junto do marido, os amigos de maneira muito acolhedora. Os dois filhos, um casal de gêmeos adolescentes, deslumbram com as experiências que o novo lar proporciona. Tudo pensado para ser a morada perfeita. Uma das primeiras solicitações dos clientes para Caru foi que os quartos fossem voltados para a piscina, com portas balcão e venezianas integradas, que ficam ocultas na fachada revestida do mesmo material, o lambril alumínio preto.
As áreas sociais receberam caixilhos que recolhem e proporcionam a abertura total do vão com vista para a mata e também para a piscina. A vista privilegiada garantiu o contato vitalício com a natureza. Composta por blocos, a residência ganha destaque com o bloco da área social, com área gourmet, sala de jantar e estar, tudo integrado de forma fluída. A grande atração se dá em torno da ilha, a mistura de dois materiais rústicos, o mármore travertino romano bruto e a madeira maciça natural, trouxeram identidade para a cozinha. As bordas naturais irregulares da madeira foram mantidas e a ausência de apoios deixou a peça em balanço. Um espetáculo que necessitou de toda uma engenharia para criação dos suportes internos para sua sustentação.
Com cuba esculpida no próprio mármore e cooktop para os moradores se deliciarem com receitas, o espaço integrado com as outras áreas impede a perda do contato visual com os visitantes. Cervejeira, adega e refrigerador foram inseridos estrategicamente e camuflados pelos painéis ripados. Tudo para garantir o minimalismo e a naturalidade das formas e materiais.





fotos | Marina Scalon