Posted on

Tradição e Identidade

corporativo | Bacardi Offices | por Attos Henrique

 

Nova sede de escritórios da Bacardi em Milão evoca os valores da marca através da arquitetura contemporânea.

 

A entrada é um espaço aberto com áreas personalizáveis que possui painéis magnéticos de vidro, para aumentar a produtividade e diversão dos trabalhadores.

 

A Bacardi é a maior empresa privada de bebidas de propriedade familiar no mundo e, recentemente, abriu as portas de seu escritório em uma das cidades mais influentes da Itália, Milão. Localizado no Terrazza Martini, edifício de 16 andares que, de seu topo, tem a privilegiada vista para a Praça Duomo, o novo espaço abriga os departamentos de vendas e marketing da marca. O escritório Il Prisma ficou responsável pelo design desta nova sede. Com a questão “O que a Bacardi significa na vida das pessoas?”, a equipe, que conta com a arquiteta brasileira Rafaela Codato, projetou um local evocativo, onde é possível ver a história do grupo, bem como seus valores e perspectivas, um espaço que mostra as origens da empresa com os olhos voltados para o futuro.

“Decodificar os momentos icônicos em que as pessoas entram em contato com mais de 200 marcas da Bacardi nos permitiu identificar o que essas marcas significavam para os consumidores. Nós os nomeamos “Momentos Vivos”, traduzindo-os em espaços temáticos para escritórios físicos da nova sede. Isso dá origem ao Lar, Clubar e Destilaria, os espaços complementares de um lugar caracterizado por uma forte identidade, que representa uma variedade de marcas da Bacardi em três momentos fundamentais da vida: a família, o convívio e o patrimônio. Dessa forma, o espaço também se torna uma vitrine dos melhores selos ”, enfatiza Michele Pini, líder da equipe e associada da Il Prisma BU Destination. A área denominada “Lar” possui uma atmosfera para que os visitantes se sintam em casa e em harmonia com o DNA da Bacardi. O “Clubar” é um local de relaxamento e de convívio, inspirado na cultura de coquetéis milaneses. Já a “Destilaria” prova a essência da marca. Criado para sediar reuniões, o espaço expõe a história da Bacardi através de seus rótulos mais consolidados, como Grey Goose e Bombay Sapphire e, também, as marcas emergentes como St. Germain, Leblon, entre outras.

 

Na sala de trabalho se destacam os móveis modulares e as prateleiras em metal e madeira em tons claros, nas quais há uma grande quantidade de vegetação natural.

 

 

Na área “Destilaria”, tijolos vermelhos e canos expostos lembram a história da marca através de imagens e produtos. Uma das paredes da sala é estampada com uma imagem da fábrica da marca.

 

A sala de reuniões também faz parte da área da Destilaria. Produtos da marca são posicionados como parte da decoração, uma das principais características do visual merchandising deste projeto.

 

Fotos: Vito Corvasce

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*