Posted on

Tropical e contemporâneo

design de interiores | ARKITITO | por Attos Henrique

A residência de 250 m² é um refúgio urbano e foi projetada para transparecer o clima de férias

Localizada em São Paulo, esta casa foi projetada desde a estrutura aos acabamentos pelos irmãos e arquitetos Chantal e Tito Ficarelli, idealizadores do escritório Arkitito. Como característica de seus projetos, procuraram combinações não usuais e a exposição natural de cada material escolhido para compor a construção, criando uma composição harmoniosa com os acabamentos.

Os tons de cinza dominam.  A laje de concreto aparente na sala de estar traz o ar de modernidade, que se expande para o porcelanato da cozinha. A marcenaria tem tom sóbrio, onde se destacam os eletrodomésticos, como a coifa e o pendente inox em estilo industrial. Cores vibrantes foram bem trabalhadas e compõem os espaços. Na cozinha e na varanda a cor amarela foi escolhida para as pedras das bancadas, para dar jovialidade aos ambientes. 

Na sala, os sofás em veludo azul esverdeado contrastam com os tons amadeirados que partem do piso em madeira de demolição, que remete aos antigos casarões brasileiros.

A fachada foi criada a partir de uma composição de volumes e planos, que colaboram na incidência solar no interior da residência. “A planta da casa foi sendo modificada em seu desenvolvimento, exploramos também isso na fachada, que fica diferente ao passar do dia a partir do jogo de sombras”, enfatiza os arquitetos.

A varanda se tornou o principal ambiente da casa, ao lado da cozinha, evita a duplicação de itens como geladeira e fogão. Na área externa, o paisagismo tropical, criado por Lis Ferreira, possui uma diversidade de espécies de plantas, com destaque para as palmeiras carnaúbas e o jardim vertical instalado no muro ao lado da piscina. 

A cozinha que se integra com a varanda e a sala possui marcenaria da Dell Anno e bancadas Silestone.

A varanda possui parte da sua cobertura em laje de concreto e em serralheria

O jogo de volumes na fachada traz o ar de contemporaneidade. Os caixilhos de PVC são da EBL

A piscina é revestida pela pedra Hijau, um deck em madeira cumaru complementa o espaço

Fotos: (Divulgação)

One thought on “Tropical e contemporâneo”

Tito Ficarelli 16/04/2020 at 4:41 pm

Obrigado Decorar pela matéria. Abraço equipe ARKITITO

Reply

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*