Posted on

Preview Semana de Design de Milão 2024: dezenas de empresas e designers brasileiros estão confirmados

Dos pavilhões do iSaloni à diversa programação do circuito FuoriSalone, o Projeto Brazilian Furniture prepara uma série de ações para exaltar a inovação, a sustentabilidade e a criatividade do design e da indústria brasileira de móveis

 

O mundo do design estará mais uma vez voltado para a Itália, durante o próximo mês de abril, quando ocorre a Semana de Design de Milão 2024. Maior evento na programação, a 62ª edição do Salone del Mobile.Milano ocorre entre os dias 16 e 21 de abril, reunindo as maiores empresas e os mais criativos profissionais do universo do mobiliário e decoração, tendo os temas de “inovação e evolução” como drivers neste ano.

 

E é claro que o Brasil está preparado para mostrar sua força criativa, sustentável e inovadora tanto fora quanto dentro dos pavilhões do iSaloni. O Projeto Setorial Brazilian Furniture leva à Milão uma significativa delegação de indústrias e designers brasileiros com apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

Além de oito empresas que estarão expondo suas coleções em posição de destaque na feira, nos pavilhões 03, 10 e 18 do tradicional Rho Fiera Milano, a equipe do projeto também está organizando uma exposição especial Design + Indústria (Hall 03 – D21/D23) com 22 marcas apresentando 41 novas peças desenvolvidas em colaboração com designers nacionais por meio do programa. O Lounge Brasil, também no Hall 03, será o ponto de encontro, em um espaço especialmente projetado para receber, interagir e integrar.

 

“O conceito dos estandes foca na representação autêntica da nossa brasilidade, englobando matérias-primas locais, criatividade e um enfoque especial na sustentabilidade, tudo sob uma perspectiva contemporânea. A intenção é simples: destacar o design e o mobiliário brasileiros de uma forma que respeite e promova os valores de inovação e responsabilidade ambiental”, explica a diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Brazilian Furniture, Cândida Cervieri.

 

Essa abordagem não só reforça o DNA da indústria nacional, mas também enfatiza a importância de práticas sustentáveis no decorrer de toda a cadeia moveleira, indo ao encontro do foco especial na transição ecológica e na otimização de espaços priorizados pela organização do iSaloni 2024, que já anunciou mudanças significativas como a reorganização completa dos pavilhões e a introdução de tecnologias e abordagens sustentáveis.

 

“O layout intuitivo e a experiência enriquecedora planejada para os visitantes são apenas algumas das melhorias que caracterizam a edição deste ano, garantindo uma jornada memorável por entre os estandes e as instalações culturais”, falou a presidente do Salone del Mobile.Milano, Maria Porro, em coletiva de imprensa.

 

Nesse sentido, a gestora do Projeto Brazilian Furniture na ApexBrasil, Clarissa Franco, acredita que a participação brasileira, coordenada pela agência e pela ABIMÓVEL, “reforça o país como referência em design e sustentabilidade, promovendo nosso talento e a capacidade produtiva no cenário internacional e ressaltando mais uma vez o posicionamento da indústria de móveis do Brasil, que é a sexta maior produtora mundial no setor”.

 

Clarissa relembra também os resultados das ações promovidas por meio do Brazilian Furniture na última edição do iSaloni, em 2023, que possibilitou 5.018 contatos comerciais, um impressionante salto de 193% em relação ao número de contatos realizados no ano anterior. O impacto financeiro também foi significativo. Em termos de negócios imediatos ou prospectados para os 12 meses seguintes, as empresas brasileiras registraram US$ 36,66 milhões em negociações.

 

Conheça as empresas brasileiras que estarão expondo no Salone del Mobile.Milano 2024

 

Conheça as indústrias e designers que estarão expondo suas novas criações de forma integrada no Isaloni por meio do design + indústria

 

Fatores que serão compartilhados com o mundo por meio das ações do Brazilian Furniture, que além de compradores de cerca de 200 países, que passam todos os dias tanto pelo FuoriSalone quanto pelo iSaloni, também prepara atividades especiais para receber a imprensa e formadores de opinião não só do Brasil e da Itália, mas também dos Estados Unidos, Turquia, Reino Unido, França, Espanha, Portugal e outros países estratégicos para a indústria nacional, a partir do Projeto Imagem.

 

fotos | Divulgação

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*