Posted on

Reforma converte casa no interior de São Paulo em refúgio para o descanso e diversão de toda família

arquitetura | Rosangela Pena

 

Localizada em Porto Feliz, a arquiteta Rosangela Penna executou o projeto de renovação do imóvel com a aplicação de elementos naturais avistados no décor 

 

Muitas pessoas não abrem mão de ter o seu próprio refúgio particular para momentos de diversão, descanso e renovação. A arquiteta Rosangela Pena, que comanda seu escritório, já sabe onde seus clientes – um casal e seu filho – estarão na temporada de verão: a casa localizada na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo. Ao longo dos seus mais de 1.600m², a edificação e área verde foi a concretização do sonho dessa família que ama fugir da agitação da capital paulista.

 

“Desfrutamos de uma relação muito gostosa, pois nosso escritório também foi responsável pela reforma do apartamento onde residem”, recorda-se a profissional. Todas as definições do projeto acompanharam a proposta de oferecer uma estrutura magnífica tanto para períodos mais longos, como também nas escapadas que realizam aos finais de semana.

 

Nas referências implementadas no projeto de arquitetura de interiores, uma ampla variedade de elementos compostos por materiais naturais como a palha, bambu, madeira e barro marcam presença nas escolhas. Esse direcionamento também acompanhou a confecção das cortinas, almofadas e enxovais de cama, que tiveram o linho como elemento que deixam a casa ainda mais aconchegante. Mas além do décor, a profissional realizou a substituição dos revestimentos que já existiam, pintura e a redefinição dos mobiliários que foram compostos, majoritariamente, por peças soltas.

 

Pautada na sua experiência e na realização desse projeto, a arquiteta é enfática ao afirmar que sofisticação e bom gosto, definitivamente não estão atrelados à uma obra de alto custo. Assim, para executar a reforma completa, boas soluções permitiram uma economia considerável, sem comprometer em nada a concepção de ambientes modernos e estilosos.

 

 

Uma área de lazer para curtir o dia inteirinho: a ampla varanda gourmet – tanto na área, como em seu pé-direito –, se apresenta como um salão coberto e arejado tanto em função de suas dimensões, como pelo treliçado de madeira branco observado no telhado. A arquiteta efetivou um novo layout para receber a churrasqueira, bancada com pia e cooktop, novos revestimentos e marcenaria dos armários. Para completar uma generosa mesa de madeira, com oito cadeiras e as banquetas altas dispostas no balcão.

 

 

A piscina foi reformulada com um deck de madeira, a prainha para tomar sol e o revestimento atérmico no seu entorno que, por não esquentar, os proprietários e convidados podem sentar-se ou pisar sem nenhum desconforto. Nos detalhes que não poderiam ficar de fora, o projeto incluiu um chuveirão, vestiário para o banho pós mergulho e o oásis formado pela poltrona espaçosa protegida pelo ombrelone.

 

 

A profusa sala de estar emana a essência rústica que é perfeita tanto para o frio, com a lareira tradicional presente na parede revestida com pedra natural, como o frescor que ela entrega para a temporada de calor. Com sua base neutra e leve, a decoração exalta o amadeirado leve do mobiliário, o sofá claro e o caramelo da poltrona Costela. “A casa ganhou um aspecto interiorano, mas sem ficar datada”, comenta a arquiteta.

 

 

 

Com acesso pela sala de jantar, a sensação de uma cozinha de fazenda com toques contemporâneos traz um quentinho no coração e não é para menos. O amadeirado dos armários que seguem a bancada, as prateleiras e a simplicidade dos suportes para os utensílios de cozinha ficam lado a lado com os eletros que deixam a vida muito mais prática.

 

 

Na extensão do quarto do casal, os gradientes de branco são o pano de fundo para escolhas brilhantes com a delicada mesinha lateral, o recamier de palhinha nos pés da cama, o amadeirado da poltrona e luminária de piso para o cantinho de leitura e a fibra natural do tapete, luminária e arandelas.

 

 

fotos | Sidney Doll

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*