Posted on

Mistura harmônica

arquitetura | Cris Furlan Arquitetura

 

Com 311m², casa no interior de São Paulo mistura materiais e texturas para criar ambientes confortáveis e sofisticados. 

 

Há espaços que são projetados com um propósito especial, um cenário onde novos capítulos da vida se desdobram. Esta casa, concebida pelas arquitetas Cris Furlan e Fernanda Renosto em Piracicaba, é um exemplo disso. Criada para um casal recém-casado, ansioso pela chegada do primeiro filho. O projeto teve um grande desafio: conciliar um extenso programa de necessidades dos clientes com a complexa implantação da residência, situada em um terreno de formato triangular.

 

A casa foi inserida em um terreno triangular, sua fachada longilínea e de formas contemporâneas foi a solução para o melhor aproveitamento do lote e, também, uma maneira de fazer com que o lote parecesse amplo.

 

A fachada longilínea, incorporada ao paisagismo, engana os olhos e faz com que o terreno pareça amplo. Internamente, a casa tem a integração total dos ambientes, com a mistura de materiais e texturas que se destacam em todos os espaços. Um jardim invade a sala por meio das generosas janelas da fachada posterior e permite que a natureza se funda com o lar. A área de lazer se conecta através do pé direito duplo e cria um espaço que convida à celebração e ao relaxamento. A cozinha é um exemplo de versatilidade, com portas de madeira natural ripada que possibilitam seu isolamento da área gourmet, adaptando-se às diversas necessidades.

 

A mistura de materiais é notória no estar, chão, parede e escada recebem acabamentos diferentes mas de forma harmônica. Nos mobiliários, destaque para a poltrona Kilin de Sérgio Rodrigues, a mesa de centro Teca, assinada por Jader Almeida e a mesa lateral Flamigo, de Gustavo Dias.

 

A sala de jantar, incorporada ao espaço gourmet, compartilha o mesmo piso e nível da área de lazer, criando um amplo espaço de convívio com o ambiente externo. A paleta de cores escolhida pelas arquitetas é uma dança de tons neutros, onde a madeira e o concreto se encontram em perfeita harmonia. As cores são introduzidas por meio de móveis, com escolhas que evocam a sensação de serenidade e sofisticação, criando uma atmosfera onde a família poderá escrever suas histórias e ter bons momentos de diversão e descanso.

 

A cozinha pode ser integrada ou totalmente isolada do espaço gourmet através de painéis de correr em madeira. O mobiliário escolhido para cozinha e espaço gourmet tem a madeira e a cor preta como base, tons complementares aos acabamentos, como o revestimento do balcão.

 

Umas das soluções que as arquitetas encontraram para a piscina foi inseri-la na fachada em formato raia para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

 

fotos | Favaro Jr

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*